Existem diversos tipos de porongo, contudo para a cuia de chimarrão os porongos ideais são: o porongo ferro de casco fino e o porongo doce de casco grosso. Antes de usar a cuia para tomar chimarrão ela passa por um processo que faz com que os poros da cuia sejam fechados eliminando assim as bactérias e fungos. Nossos porongos são selecionados ainda na lavoura, somente porongos de qualidade, que depois de preparados seguem para um curtimento total com fervura e emersão em ervas medicinais: Marcela, Carqueja e Infalivina. Nosso processo leva em média de 12 a 15 dias, e é feito com muito cuidado, pois uma cuia bem curtida é um dos segredos de um bom chimarrão. Para curar uma cuia antes do primeiro uso colocamos água morna e 3 colheres de erva mate, que devem ficar por cerca de 24 horas. Sempre que a água for absorvida deve ser completada. Depois se deve retirar tudo e lavar bem a cuia em água corrente e deixar secar em local ventilado por cerca de 24 horas. Então se repete todo o processo por mais duas ou três vezes, até que o porongo não absorva mais a água.

Sejam bem-vindos ao blog AlamirArteCuias o objetivo deste blog é divulgar nosso trabalho, principalmente a qualidade dos porongos e os detalhes perfeitos de cada cuia criada artesanalmente. Nosso artesão e artista plástico assina cada uma das suas criações, mantendo assim a alta qualidade e excelente profissionalismo. Enviamos nosso trabalho para todo o Brasil e exterior. Agradecemos a todos pela atenção e boa navegação!
Quem sou eu
- Alamir Dziedzinski
- Artista plástico, pintor e escultor há 30 anos. Trabalhando com cuias há 25 anos. Cuias personalizadas gravadas a fogo, em alto e baixo relevo somente com massepóx especial sem amianto. Aplicamos qualquer tipo de material: ouro, prata, bronze, aço e demais materiais existentes.